domingo, 15 de janeiro de 2012

Arco-Íris

   Carvalho saiu neste ponto, com a língua e a cabeça espessas. Aproximou-se do balcão para pedir uma cerveja e viu-se encostado a uma mulher castanha com uns imensos olhos verdes e o corpo coberto por um poncho estreado em alguma travessia dos Andes.
   - Olá!
   - Olá. Tu és...
   - Dashiell Hammett.
   Ela riu e insistiu depois a sério que lhe dissesse o nome.
   - Apresentou-nos o Horácio no lançamento do livro do Juan. Não é certo? Eu saí porque estava cansada de anedotas. Não gosto nada de toda essa história do romance negro. Penso o mesmo que Varese: Quando a burguesia não pode conservar o controlo do romance, começa a pintá-lo de cores. Leio-te. Gosto muito do que escreves.
   Carvalho, desconcertado, perguntou a si mesmo se Biscuter ou Charo teriam publicado alguma coisa com o seu nome. Pensou pedir-lhes explicações quando chegasse a casa.
   - Pois ultimamente escrevo com certa apatia.
  - Nota-se, nota-se. Mas isso passa-nos a todos. Penso o mesmo do Cañedo Marras: os grandes cansaços pressagiam os grandes entusiasmos.
   Carvalho tinha vontade de lhe dizer: tira o poncho, meu amor, e vamos para uma cama negra, branca, redonda, quadrada, tanto faz, porque quando a burguesia não pode conservar o controlo da cama, começa a adjectivá-la.

Manuel Vázquez Montalbán
Os Mares do Sul
(1979)

Sem comentários:

Enviar um comentário