terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Arco-Íris




V. Excia é da família do sr. José Cabral (genuflexão!), aquele que escarafunchou & vassourou a infame Maçonaria da paróquia nos tempos idos do dr. Botas de S. Comba (de muita memória), e está chocalhante de saudades desses sacros tempos? V. Exciaarreganha (graciosamente) a dentuça quando se fala em maçonarias, enquanto dá brilho à venera cruz gamada ou à orelha de judeu que traz no bolso do casaco? V. Excia quer obsequiosamente conhecer a estoriadora Helena Matos para constituir família reaccionária e para se arrumar como escriba blasfémio em versão José Manuel Fernandes ou inspirado comentadeiro de blog, mas não sabe como desovar postas contra a infame pedreirada e o maçonismoV. Excia, à cautela mas com grande espírito fraternal, deseja experimentar o sol alentejano (com cão de caça ao fundo) ou o Algarve pitoresco (burricando por Monchique) em companhia do eminente tudólogo M. Sousa Tavares, mas não sabe identificar um maçon (com palavra, peso e medida) de avental e jóias? V. Excia que tem uma paixão intelectual (e carnal) pelo sapientíssimo jornaleiro Ricardo Costa doExpresso/SIC, essa autoridade ou mito vivo da glória nacional, mas não dardeja (ou esgaratuja) um livre-pensador ou um jacobino (de perfil suave) a um palmo de si (em pé e à ordem) ou em contorno sugestivo? V. Excia, que é um José Agostinho de Macedo de sofá, almeja lutar pelo trono e o altar (e a divina Providência) espreitando, benevolente, trabalhos maçónicos, mas teme o irmão terrível e não sabe manejar o maço e o cinzel... então tem V. Excia ali (em cima) à sua disposição um magnifico vídeo doutrinal que não o deixa ficar filosoficamente atormentado quando se fala nos hereges filhos da viúva

Boa noute!


http://almocrevedaspetas.blogspot.com/

Branco - LIII


Jeff Wall
The Thinker
(1986)

Philippe Jaroussky



Philippe Jaroussky

Lascia ch'io pianga (Rinaldo)

Preto e Branco - XX


Charlie Chaplin 
(rodagem da Quimera do Ouro)
(1924)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

João Paulo Esteves da Silva



João Paulo Esteves da Silva

Improvisação

(2011)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Hot Clube de Portugal



Hot Clube de Portugal

60 anos

(1948-2008)



Big Band

Escola do Hot Clube

(2009)

Hot Clube de Portugal



Hot Clube de Portugal

Paula oliveira

Maria João

Leo Tardin e João Farinha

(2008)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Azul - XXXII



Trio Azul

Azul é o mar

Carlos Bica

Frank Möbus

Jim Black

(1997)

sábado, 21 de janeiro de 2012

Branco - LII

Vénus de Hohle Fels
(40.000-35.000 anos)



Trio de Peter Brötzmann
(2001)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Branco - LI

Eis (pois) um
novo ano
pouco ufano
por criar.
Uma esfera 
noutra esfera
um naufrágio
de lugar?


A. Oliveira
Lugares de rio



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Iwein Segers

Num bar  apinhado de flamengos a discussão prossegue, abafada pela voz e música de Iwein Segers, uma das atuais estrelas da constelação artística do norte do país [Bélgica], uma espécie de Sérgio Godinho flamengo que, com metade da idade e o dobro do peso do português, brinca com as palavras e interpreta sentimentos que derretem a audiência.

Daniel do Rosário
Revista Única (10/6/2011)






Iwein Segers
Je ingebeelde vriendje bestaat niet meer

Arco-Íris


Mordillo


Zeca Afonso



José Afonso

De não saber o que me espera

Fura, Fura

(1979)

http://www.zecaafonso.com/letra/de-nao-saber-o-que-se-espera/

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

domingo, 15 de janeiro de 2012

Preto e Branco - XIX

Arco-Íris

   Carvalho saiu neste ponto, com a língua e a cabeça espessas. Aproximou-se do balcão para pedir uma cerveja e viu-se encostado a uma mulher castanha com uns imensos olhos verdes e o corpo coberto por um poncho estreado em alguma travessia dos Andes.
   - Olá!
   - Olá. Tu és...
   - Dashiell Hammett.
   Ela riu e insistiu depois a sério que lhe dissesse o nome.
   - Apresentou-nos o Horácio no lançamento do livro do Juan. Não é certo? Eu saí porque estava cansada de anedotas. Não gosto nada de toda essa história do romance negro. Penso o mesmo que Varese: Quando a burguesia não pode conservar o controlo do romance, começa a pintá-lo de cores. Leio-te. Gosto muito do que escreves.
   Carvalho, desconcertado, perguntou a si mesmo se Biscuter ou Charo teriam publicado alguma coisa com o seu nome. Pensou pedir-lhes explicações quando chegasse a casa.
   - Pois ultimamente escrevo com certa apatia.
  - Nota-se, nota-se. Mas isso passa-nos a todos. Penso o mesmo do Cañedo Marras: os grandes cansaços pressagiam os grandes entusiasmos.
   Carvalho tinha vontade de lhe dizer: tira o poncho, meu amor, e vamos para uma cama negra, branca, redonda, quadrada, tanto faz, porque quando a burguesia não pode conservar o controlo da cama, começa a adjectivá-la.

Manuel Vázquez Montalbán
Os Mares do Sul
(1979)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Preto e Branco - XVIII


Mário Barreiros



Sexteto de Mário Barreiros

Mário Santos, sax tenor e clarinete baixo; José Pedro Coelho, sax tenor, sax soprano e flauta; José Luís Rego, sax alto e soprano; Pedro Guedes, piano; Pedro Barreiros, contrabaixo; Mário Barreiros, bateria

(2011)

Moment's Notice

John Coltrane

(1957)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Amarelo - XV

A VERDADE




tu és bonita.
tu és feita de sol.
eu amo-te.




José Luís Peixoto
A Casa, a Escuridão
(2002)

Vermelho - XXI


Amédée Ozenfant
Garrafa, Cachimbo e Livros

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Branco - XXXXVII

Aprender prosa de cor é difícil. Mas a poesia, um poema... É esta a bagagem essencial da alma, a pequena mala que levamos connosco, o poema.

George Steiner
9/10/2011
(Ler, nº 107)

Eugénio de Andrade

CONSELHO

Sê paciente; espera
que a palavra amadureça
e se desprenda como um fruto
ao passar o vento que a mereça.


Eugénio de Andrade
os amantes sem dinheiro
(1947-1949)

domingo, 8 de janeiro de 2012

Yuja Wang



Yuja Wang

O Voo do Moscardo

Nicolai Rimsky-Korsakov

(1899-1900)

Glenn Gould



Glenn Gould

As Variações Goldberg, J.S.Bach

1955

Azul - XXXI

Vieira da Silva
Projet de vitrine, Lisbonne
(1940)


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Evgeny Kissin



Evgeny Kissin

Edvard Grieg

Concerto para Piano em A Menor, Opus 16 (excerto)

(1868)

Preto e Branco - XVII



Astor Piazzolla

Invierno Porteño

Cláudio Cruz

Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo

Branco - XXXXVI

os outros seis

Diz a tradição que há alguns anos existiu num país longínquo um mocho que por força de tanto meditar e queimar as pestanas a estudar, a pensar, a traduzir, a dar conferências, a escrever poemas, contos, biografias, críticas de cinema, discursos, ensaios literários e algumas outras coisas, chegou a saber e a tratar praticamente tudo em qualquer género dos conhecimentos humanos, de forma tão notória que os seus entusiastas contemporâneos depressa o declararam um dos Sete Sábios do País, sem que até à data tenha sido possível averiguar quem eram os outros seis.

Augusto Monterroso
A ovelha negra e outras fábulas
(1969)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Astor Piazzolla



Astor Piazolla

Adios Nonino

(1985)

Azul - XXX

Na Ásia


As vozes nos telhados de tesoura
são da que gentilmente 
Transpõe este rio, curvado
A barcaças de remoção de fundos.
Restos de neve em Hohhot.
O amor passa ou não
Passa, corrente.
Acende a luz no busca-pólos, devagar.
Mene, peres, teqel
Constelações em terra e do firmamento, azul.


Gil de Carvalho
Entrepostos
(1993)

Henri Demarquette



Henri Demarquette e Brigitte Engerer

Camille Saint-Saëns

(1866)

Preto e Branco - XVI

101


Bloom e o parisiense Jean M simpatizaram nos gestos
e no passeio. Eis a síntese.
O corpo forma com os movimentos uma massa
e essa massa forma um texto. Esse texto é lido
pelos outros e há livros de que se gosta
e outros não.
No fundo, cada vida, no geral, não é mais
do que um estilo literário.


Gonçalo M. Tavares
Uma Viagem à Índia 
(2010)

Ella Fitzgerald e Louis Armstrong



Ella Fitzgerald

Louis Armstrong

(1958)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Arco-Íris



Human Planet