quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cores


(...) João (nome fictício) aceitou o desafio. Desde Maio é presença habitual no jardim botânico do Museu do Traje. “Venho aqui todos os dias. É uma forma de ocupar o tempo”, afirma enquanto caminha atento entre os taludes geometricamente ocupados por ervas aromáticas: Salsa, hortelã, orégãos, manjericão. Ao fundo ergue-se uma estrutura de canas construída pelo próprio e que sustenta o ainda tímido tomateiro. “Gostaria de plantar aqui outras coisas: alfaces e couves. Dão todo o ano”, confessa.
Aos 51 anos, mais de metade vividos em Lisboa, a cidade foi tomando conta do seu espirito. Dedicou-se à construção civil. Como carpinteiro de cofragem ajudou a erguer dezenas de prédios na capital. Agora desempregado, nutre empenho, atenção e um carinho particular pela horta social. Uma espécie de regresso às origens, de quando tinha sete anos e ia para o campo, em Castelo Branco, ajudar os tios a cuidar da terra. Guarda na memória a lógica da natureza e a autoridade das estações do ano. Preocupa-se com o Tomilho que teima em não arrebitar e com as folhas amarelas que periodicamente invadem o tomateiro.
A horta social apresenta-se como um espaço simples desenhado de mosaicos verdes cravados na terra com aromas difusos a hortelã-menta e alfazema no ar. No entanto, a estética da natureza é exigente na forma e generosa no conteúdo. Enquanto espaço complementar de integração social pode ser tão grande quanto a vontade de quem o trabalha.


"Horta Social em Lisboa", AMI Notícias, nº 56
(2012)

http://ami.blogs.sapo.pt/77533.html


Sem comentários:

Enviar um comentário