quarta-feira, 28 de maio de 2014

Amarelo - L


Caribaci

Tulipeiro em flor
(Liriodendron tulipifera)
Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
(2014)


Caribaci

Flor do Tulipeiro
(Liriodendron tulipifera)
Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
(2014)


Liriodendron tulipifera, o nome científico do tulipeiro-da-virgínia, ou árvore-do-ponto ou simplesmente tulipeiro, pode atingir mais de 50 metros de altura. O seu habitat natural é no Leste e Centro dos Estados Unidos. (...)

Tal como a magnólia, o tulipeiro é uma árvore que se estabeleceu numa altura muito inicial da dispersão das angiospérmicas. Na investigação, de uma equipa de cientistas da Universidade do Indiana e do Arkansas, nos Estados Unidos, sequenciou-se o ADN das mitocôndrias para o caracterizar e avaliar a rapidez com que esta espécie está a evoluir. (...)

Os resultados da equipa mostram um ADN mitocondrial extremamente conservado no tempo, que pouco mudou desde a altura dos dinossauros. Os investigadores observaram as mutações silenciosas, aquelas que não causam problemas no funcionamento dos genes, e descobriram que, comparadas com as mutações nos humanos, no tulipeiro acontecem 2000 vezes mais devagar. Isto significa que a quantidade de alterações genéticas ocorridas numa única geração de Homo sapiens demora, no tulipeiro, qualquer coisa como 50.000 anos. (...)


http://www.publico.pt/ciencia/noticia/adn-do-tulipeirodavirginia-esta-praticamente-congelado-1591719

Sem comentários:

Enviar um comentário