sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Cores


(...) vi a engrenagem do amor e a modificação da morte, vi o Aleph, de todos os pontos, vi no Aleph a terra, vi o meu rosto e as minhas vísceras, vi o teu rosto e senti vertigem e chorei, porque os meus olhos tinham visto esse objecto secreto e conjectural cujo nome os homens usurparam, mas que nenhum homem olhou: o inconcebível universo.   
     Senti infinita veneração, infinita lástima.
     - Ficarás tonto por bisbilhotar assim onde não és chamado - disse uma voz enfadonha e alegre.  - Mesmo que queimes o juízo, não me pagarás num século esta revelação. Que observatório formidável, hein, Borges!
  Os pés de Carlos Argentino ocupavam o degrau mais alto. Na brusca penumbra, consegui levantar-me e balbuciar:
     - Formidável. Sim, formidável!
 A indiferença da minha voz causou-me estranheza. Ansioso, Carlos Argentino insistia:
     - Viste tudo bem, a cores?



Jorge Luis Borges 
(1957)
O Aleph, Editorial Estampa, 4ª ed., 1993




Sem comentários:

Enviar um comentário