quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Cores


     Recebi o anúncio da manhã, a pouca luz fria que dá um vago azul branco ao horizonte que se revela, como um beijo de gratidão das coisas. Porque essa luz, esse verdadeiro dia, libertava-me, libertava-me não sei de quê, dava-me o braço à velhice incógnita, fazia festas à infância postiça, amparava o repouso mendigo da minha sensibilidade transbordada.
       Ah, que manhã é esta, que me desperta para a estupidez da vida, e para a grande ternura dela!, Quase que choro, vendo esclarear-se dentro de mim, debaixo de mim, a velha rua estreita, e quando os taipais da mercearia da esquina já se revelam castanho sujo na luz que se extravasa um pouco, o meu coração tem um alívio de conto de fadas reais, e começa a conhecer a segurança de se não sentir.


Fernando Pessoa
O Livro do Desassossego, Assírio & Alvim, ed. de Richard Zenith, 1998

Sem comentários:

Enviar um comentário