João Martins
O Sporting teve o privilégio de ser a 1ª equipa portuguesa a participar nas competições europeias de clubes, na época de 1955/56, estreando-se na recém-criada Taça dos Campeões Europeus, isto apesar de não ter vencido o campeonato nacional na temporada anterior.
Com efeito, na época anterior (1954/55), não obstante o Benfica se ter sagrado campeão nacional, foi o Sporting a equipa portuguesa participante na 1ª edição da Taça dos Campeões Europeus. Tal facto ficou a dever-se ao convite endereçado pela UEFA ao clube de Alvalade, o qual, em meados da década de 50, gozava, além fronteiras, de grande prestígio internacional.
Foi assim que, a 4 de Setembro de 1955, o Sporting fez a estreia naquela competição, defrontando o Partizan de Belgrado (ex-Jugoslávia), no Estádio Nacional, no Jamor (recorde-se que o Estádio José Alvalade só seria inaugurado a 10 de Junho de 1956). O jogo viria a terminar empatado (3-3) e o inesquecível avançado leonino, João Martins, teve a honra de ser o marcador do 1º golo dos "leões" e, igualmente, de uma equipa portuguesa, nas competições europeias de clubes.