O último exemplar de ararinha-azul fêmea, a ave mais rara do mundo, que vive em cativeiro no Estado da Baía, Brasil, vai ser lançado na natureza para acasalar com o último macho da sua espécie que vive em liberdade na mesma região, anunciaram biólogos brasileiros citados pela AFP. A gaiola da última Cyapnositta spixii (o nome científico do animal) foi montada no sertão da Baía, onde se encontra o seu futuro companheiro. Este, como não tem tido companheira, tem acasalado nos últimos anos com outras espécies de papagaios. (...)
Jornal Público
(23/10/1994)
Ararinha Azul (Cyanopsitta Spixii) vivia na Bahia, na região do vale do Rio São Francisco. É considerada uma das aves mais belas do mundo. Por isso era caçada intensamente para ser usada como objeto de decoração ou animal de estimação.
Vítima da depredação do Planeta Terra pelos homens foi considerada extinta em 2002, quando o último exemplar existente em liberdade desapareceu. Continua existindo em cativeiro hoje temos 78 aves espalhadas pelo mundo, sendo 8 no Brasil, 50 em Qatar, 14 na Alemanha e 6 na Espanha.
www.coisasinteressantes.com.br
(2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário